O impacto do perfeccionismo e do preconceito linguístico na confiança criativa das meninas

O desafio da perfeição: dois terços das meninas têm medo de cometer erros. A linguagem de genero e a pressão para serem perfeitas estão a inibir o potencial criativo das meninas, de acordo com um novo estudo global do LEGO Group.

Abrangendo 36 países, o estudo recolheu dados de mais de 61.500 crianças com idades entre 5 e 12 anos e os seus pais, com resultados que deixam claro que as meninas se sentem inatamente muito criativas, mas por vezes não têm confiança quando expressam a sua criatividade. Notavelmente, dois terços das meninas nesta faixa etária sentem-se relutantes em partilhar as suas ideias devido ao medo de cometer erros, com 3 em cada 5 delas sentindo pressão social para serem perfeitas. Isto também foi notado pelos pais, que concordam que a relutância das meninas em cometer erros as impede de desenvolver e expressar as suas ideias, com muitos também afirmando que este impacto da pressão pela perfeição é menos prevalente entre os melhores.

Mude nossas palavras, mude o mundo das meninas

Então, como podemos ajudar a promover a confiança criativa e quebrar a barreira do perfeccionismo para permitir que as meninas joguem de forma imparável? O estudo mostra que uma solução pode estar no nosso vocabulário do dia-a-dia.

Será que é mais provável que a sociedade veja os esforços criativos das meninas como “legais” ou “fofos”? Segundo os dados, é o último. A sociedade tem sete vezes mais probabilidade de rotular as realizações criativas das mulheres como “fofas”, “doces”, “bonitas” ou “lindas” e duas vezes mais probabilidade de elogiar as realizações criativas dos homens como “corajosas”, “legais”, “geniais”. ou “inovador”.


Veja video (em inglês)

Surpreendentemente, 58% dos pais concordam que a sociedade associa “fofo” às criações das meninas, enquanto apenas 9% acreditam que a sociedade o associa às criações dos meninos. Da mesma forma, 37% dos pais pensam que a sociedade associa “corajoso” às criações dos rapazes, enquanto apenas 17% acreditam que a sociedade o associa às criações das meninas. Pensa-se que esta simples diferença de linguagem reforça o desejo das meninas de lutar pela perfeição e promove uma relutância em experimentar enquanto trabalham em projectos criativos.

Em vez destes adjetivos estereotipados de género, deveríamos procurar usar elogios de mentalidade construtiva, como “imaginativo”, “corajoso” e “inspirador”, que as meninas consideram edificantes.

“Toda garota merece a liberdade de explorar sua criatividade sem medo ou pressão”

A pesquisadora parental formada em Harvard, Jennifer B. Wallace, diz: “O que dizemos desde o início fica profundo. A linguagem tendenciosa reforça os papéis tradicionais de género, que podem desempenhar um papel na limitação da criatividade das meninas e na perpetuação de desigualdades sistémicas. Pode confiná-los a categorias restritas, como valorizar a estética em detrimento da inovação. Este preconceito implícito pode prejudicar a confiança das meninas e restringir as suas oportunidades em áreas dominadas pelos homens. Desafiar estes preconceitos é essencial para promover uma sociedade inclusiva onde as meninas possam explorar plenamente o seu potencial criativo. Toda garota merece a liberdade de explorar sua criatividade sem medo ou pressão.”

Os dados confirmam isto, com 8 em cada 10 meninas a afirmar que teriam menos medo de experimentar coisas novas se soubessem que os seus erros seriam elogiados como oportunidades de aprendizagem. Além disso, 89% deles sentir-se-iam mais confiantes ao mostrar o seu trabalho e 90% acreditam que a sua confiança aumentaria se os adultos se concentrassem no processo criativo do seu trabalho em vez do resultado final.

O poder do jogo

90% dos pais entrevistados acreditam que brincar aumenta a confiança dos filhos, incentiva-os a expressarem-se e proporciona um espaço seguro para experimentar sem medo de falhar. Da mesma forma, mais de 80% das crianças disseram que se sentem mais confiantes para expressar as suas ideias criativas e menos preocupadas em cometer erros durante as brincadeiras.

Uma ótima maneira de desenvolver a confiança criativa das meninas? Brincadeira LEGO®, com 87% dos participantes afirmando que experimentar peças e conjuntos de construção LEGO os ajuda a se sentirem mais confiantes em suas habilidades criativas. A pesquisa também mostrou que brincar com LEGO ajuda as crianças a superar o medo de cometer erros e a valorizar mais o progresso do que a perfeição. Os pais também reconheceram que brincar com LEGO ajuda os filhos a ver os erros como uma parte natural da criatividade.

A Dra. Anika Petrella, investigadora e psicoterapeuta, concorda, afirmando: “Ensinar às meninas que a experimentação triunfa sobre a perfeição é crucial para capacitar o seu eu autêntico e criativo, e que melhor maneira de o fazer do que através da brincadeira?”.

Como os pais podem ajudar a promover a confiança criativa

Para ajudar a defender e estimular a criatividade das meninas, lançamos Play Unstoppable, uma campanha emocionante que celebra as meninas e os seus mundos criativos. Apresentando oficinas gratuitas em LEGO.com e em lojas LEGO selecionadas , esta campanha inspirará criadores de 6 a 12 anos a liberar sua criatividade.

Para ajudar os pais a complementar isso em casa, colaboramos com a pesquisadora parental treinada em Harvard e autora de best-sellers, Jennifer B. Wallace, para criar um guia que estabelece “10 passos para promover a confiança criativa”. Desde a normalização de contratempos até à introdução de modelos positivos, isto proporciona aos pais e encarregados de educação formas divertidas de apoiar o desenvolvimento criativo dos seus filhos.

Download aqui.

*Fonte: Estudo Global LEGO Group (Em inglês)